Mandariinid – Tangerinas [2013]

tumblr_nfm2vikyBd1qgkh3mo1_1280

Mais uma descoberta na minha procura por filmes estreados cá em 2015, preciso de fazer um top decente e dei por mim a ter visto poucos filmes de qualidade.

Mandariinid foi, felizmente, uma boa descoberta, mesmo que, tenho de admitir, tenha tido uma missão complicada em me conquistar. Com efeito, ele demorou um pouco a arrancar e a despertar o meu interesse, mas quando o fez, conseguiu tocar no meu coração duma forma inesperada. Mandariinid usa a  guerra civil na Geórgia dos anos 90 para passar uma tocante mensagem pacifista centrada em quatro protagonistas, dois agricultores estónios, um mercenário tchetcheno e um militar georgiano.

O idoso estónio é o elo de ligação entre os restantes que, mesmo com todas as diferenças e juras de morte, acabam por criar fortes e improváveis ligações afectivas, ultrapassando assim as divisões criadas pela guerra. Os dois militares aprendem o valor da humanidade através do compasso moral do protagonista e redescobrem o que realmente lhes interessa e o que lhes trás felicidade, recordando a passada vida civil, as famílias que os esperam fora da guerra e as perspectivas futuras pós-guerra.

É um excelente filme anti-guerra mesmo que a sua mensagem seja às vezes demasiado in your face para o seu próprio bem, mas cumpre, e de que forma, o seu papel de idealismo pacifista.

Originalmente de 2013, estreou em Portugal em 2015

Deixe uma Resposta

