Top 5 Filmes 2015

Às vezes questiono-me se deverei continuar a fazer tops de final de ano quando quase nem vejo filmes recentes, mas já é uma tradição, portanto, que se lixe. Aqui estão os 5 filmes estreados em Portugal em 2014 que mais gostei de ver. Não são os melhores, são os meus favoritos. Podem ver, se quiserem, as minhas listas de 2009, 2010, 201120122013 e 2014

 

5 – Ex Machina – Alex Garland

ex_machina

Tive alguma dificuldade em colocar aqui Ex Machina, houve alguns filmes que podiam estar aqui como Mandariinid, La Famille Bélier ou a surpresa que foi Kingsman, mas depois pus-me a pensar que filmes iriam envelhecer melhor, quais, daqui a 30 anos ainda seriam relevantes para mim e Ex Machina acabou por brilhar mais intensamente.


4 – Relatos Salvajes – Damian Szifron

relatossal

Normalmente os filmes de comédia passam-me ao lado e acabo por ser injusto para com eles. É muito mais difícil fazer rir que chorar e as vezes sinto que não lhes dou o devido valor. Relatos Salvajes acabou por quebrar essas barreiras e divertiu-me genuinamente, com muito humor negro, critica social e sarcasmo.

O filme é originalmente de 2014, estreou cá apenas em 2015.


3 – It Follows – David Robert Mitchell

itfollowsProvavelmente a melhor surpresa do ano, de tal forma que se tornou no meu filme de terror favorito desde… há muito tempo. Reverte a típica formula dos slashers de adolescentes e envolve-a num ambiente e atmosfera dum enorme desconforto. O final fica aquém, mas como um todo It Follows é fantástico.


2 – Whiplash – Damien Chazelle

whiplash

Intenso e frenético, Whiplash é uma autentica espiral de raiva e fúria pautada num ritmo perfeito. J. K. Simmons transcende na pele dum professor que, se fosse real eu odiaria com todas as minhas forças😀

O filme é originalmente de 2014, estreou cá apenas em 2015.


1 – Mad Max: Fury Road – George Miller

mad-max

O meu claro favorito, o unico que passado meses ainda gosto de o revisitar e o único que já está bem embrenhado na cultura popular. Imperator Furiosa, Imortan Joe, MEDIOCRE!, What a lovely Day!, witness me!, o guitarrista do lança chamas… sei lá. É uma perfeita sinfonia de acção, explosão, ritmo e uma incrível cinematografia. O meu filme do ano.

E vocês? Que filmes escolheriam? Que filmes de 2015 me aconselham descobrir?

Comments
2 Responses to “Top 5 Filmes 2015”
  1. jc diz:

    Os tops têm pelo menos uma vantagem. Servem para destacar alguns filmes, o que para mim são como conselhos. Não conhecia o Relatos Salvajes, vou procurá-lo.🙂

Deixe uma Resposta

