Spotlight – O Caso Spotlight [2015]

SPOTLIGHT-INTL-POSTER

Este ano até que estou a conseguir ver a maior parte dos nomeados para os Oscars, coisa rara nos últimos anos. Com Spotlight já vou 5/8 o que é positivo.

Bom, portanto, sim fui ver Spotlight, também conhecido como o All the President’s Men do novo milénio. E com isto não o estou a rebaixar, bem pelo contrário, porque o clássico de Alan Pakula é o denominado “filme do caraças”. Nunca me me esqueço de o ver numa daquelas noites da RTP2 durante a minha adolescência. Tem fama de filme parado, mas conquistou a minha versão adolescente.

Spotlight tem semelhanças, bastantes até. Tal como o clássico dos anos 70, eleva o jornalismo de investigação para um plano de moral e ética quase celestial, o que é compreensível, transformando a equipa do jornal Spotlight em compassos morais no meio de tanto lodo corrupto. De certa forma torna-os demasiado artificiais e caricaturais e nem tanto em pessoas normais, mas quero acreditar que os jornalistas reais que trataram deste caso eram uma aproximação destas suas versões romantizadas.

Mas o filme em si é extremamente interessante para quem se interessa pelo tema, o tempo passa a correr, mesmo dentro do seu ritmo mais lento e pausado, um sinal do seu excelente argumento que nunca deixa o espectador perder-se.

Bom filme, recomendado.

Originalmente de 2015, estreou em Portugal em 2016

Deixe uma Resposta

