Ubiytsy – Os Assassinos [1956]

36y01k25

Dou, tal como prometido, inicio a esta maratona Tarkovski, e faço-o com esta pequena curta metragem de cerca de 20 minutos que, basicamente, é um projecto universitário do Tarkovski e colegas. Muito sinceramente gostei e desconfio que será dos seus filmes mais acessíveis.

Assim por alto, a história (adaptação do livro The Killers do Ernest Hemingway) conta a história de dois assassinos que esperam a sua vitima num restaurante. Toda a curta centra-se na interacção entre eles e o dono do dito restaurante, sendo que alguns dos momentos de tensão estão magistralmente montados, especialmente na forma como nunca dá ao espectador qualquer liberdade em saber como as coisas se irão desenrolar.

Mas o aspecto que honestamente mais me deixou curioso foi como um filme destes, nitidamente pouco amigo dos ideais soviéticos foi sequer aprovado. É mais que óbvio que os assassinos e a inevitabilidade da morte do sujeito sueco (que ele próprio sabe e não tenta sequer lutar) representa a repressão soviética e o destino reservado a quem saía da linha. Ou as coisas na era do Nikita Khrushchov eram realmente mais abertas, ou então um simples filme estudantil não era sujeito a uma opressão tão grande da censura. A verdade é que Os Assassinos foi feito, mesmo estando longe de ser um filme amigo do estado.

É bom para primeiro filme e podem-no ver aqui em baixo.

Comments
One Response to “Ubiytsy – Os Assassinos [1956]”
  1. Tábata diz:

    Eu tive outra leitura sobre a narrativa. Acredito que não mostrava uma repressão, mas falava pelo outro olhar, que fica claro ao fim do curta: um sueco chega enganando pessoas e então seu destino é o assassinato. E ele tanto reconhece sua falha, como a espera, inevitável, em seu quarto, sem opor-se a este destino. E também por isso a reação das pessoas no bar/restaurante/lanchonete é de neutralidade. “É uma coisa terrível”, mas é “melhor não pensar nisso”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: