Rise of the Tomb Raider [2015]

ROTTR

Não há muitas séries de jogos que posso dizer que goste tanto ao ponto de me acompanharem desde que comecei a jogar. Menos ainda as que ainda existem hoje em dia. Dessas poucas séries Tomb Raider é possivelmente a que mais se destaca, foi um dos primeiros jogos (Tomb Raider II em 1997) que joguei no meu primeiro PC, e gostei tanto que acabei por jogar o original e todas as… dez (!) sequelas.

Ou melhor, onze, porque no inicio do ano foi lançado para PC (meses antes tinha visto a luz do dia na Xbone) a sequela do 2º reboot da série. É verdade, a esperada sequela do rebbot de 2013 que, se bem se recordam, achei assim meio meh, está aí. Fui bastante critico na altura, mesmo admitindo que tinha algum potencial em alguns pontos, potencial esse que poderia vir a explodir na sua sequela.

Agora que passei cerca de 20 horas à sua volta, posso dizer que este Rise of the Tomb Raider é… uma desilusão. O que é uma pena porque, à semelhança do seu predecessor, há aqui muito potencial escondido. Contudo, se na primeira tentativa consigo perdoar, esse subaproveitamento das boas ideias, à segunda, torna-se muito mais difícil de fechar os olhos.

rise

Vou já despachar alguns aspectos óbvios tipo, que gráficos! Do melhor que anda por aí, alguns elementos gráficos são tremendos e é de longe o ponto mais positivo desta sequela. Quem quiser uma montra de portento gráfico tem aqui o exemplo perfeito. E despachei já isto porque de resto, Rise of the Tomb Raider tem muita dificuldades em colocar a cabeça fora de agua. A esmagadora maioria dos aspectos positivos e negativos são idênticos à sua prequela, basta-me recuperar o que disse em 2013, não fosse eu um preguiçoso descomunal.

As primeiras horas são insultuosas na forma como nos trata, para além do nível de dificuldade ser praticamente zero, o jogo ainda se dá ao luxo de inundar o ecrã com ajudas não vá o jogador ser um recém nascido. (…) É a filosofia do “press X to win” para agradar a miúdos com short attention span. Ugh… É o que dá fazer jogos direccionados ao mínimo denominador comum.

Alias… estava aqui a tentar seleccionar quotes minhas, mas façam-me um favor e vão lá ler tudo o que escrevi na altura. Encaixa quase como uma luva neste novo jogo. O importante a reter aqui é que Rise of the Tomb Raider é um produto sem qualquer sal, sem alma, nem chama e que se arrasta numa história cliché onde mais uma vez, mercenários impedem Lara de atingir o seu objectivo, tudo pautado por sequências onde o platforming é reduzido ao mais básico e simplista.

rise2

Vou-vos dizer uma coisa, ao mesmo tempo que jogava esta nova aventura da Lara (aqui bem melhor interpretada por uma Camilla Luddington mais contida e segura) fui jogando também (de novo) o velhinho Tomb Raider II e muitas vezes ficava a pensar “se ambos os jogos tivessem os mesmo gráficos, o novo era completamente ignorado por todos”. O Tomb Raider II é tão mais divertido, desafiante e bem desenhado (aqueles níveis…) que até chega a ser difícil compará-los.

Não quero ser mauzinho demais, até porque Rise of the Tomb Raider consegue redimir-se em alguns pontos, como as tombs opcionais que melhoraram um pouco da miséria que eram no jogo anterior, mas por mais que aqui escreva não vou conseguir fugir do que realmente interessa, esta foi uma oportunidade de ouro para se fazer algo de especial e que foi deitada fora.

Positivo:
+ Magnificos visuais.
+ Voice acting mais natural da Camilla Luddington
+ Algumas tombs criativas.

Negativo:
– Demasiado conservador.
– Potencial do primeiro jogo não é aproveitado.
– A mesmissima história cliché de sempre.

Tempo de Jogo: 19 Horas

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: