Segodnya uvolneniya ne budet – Hoje não haverá saída livre [1959]

MV5BYjIxNzJiNzgtZGMwZC00M2Y1LWE5ZDItZTgzYjZkZTM2OGRjXkEyXkFqcGdeQXVyNDk0MDg4NDk@._V1_UY268_CR13,0,182,268_AL_

Segundo projecto estudantil de Tarkovski, este bem diferente do anterior Os Assassinos, aliás colocam-se quase em pólos opostos. Se Os Assassinos era estranhamente afrontador e contra regime na sua mensagem, Hoje não haverá saída livre é, literalmente, um filme de propaganda soviético bem típico, onde o exército é louvado. De qualquer das formas, passa algumas mensagens interessantes e simboliza uma época interessante na sociedade soviética, uma altura em que os fantasmas da 2ª guerra mundial começavam a ser enfrentados e ultrapassados.

E na sua premissa Hoje não haverá saída livre  é mesmo isso. Durante escavações numa pequena cidade russa, são descobertas antigas bombas alemãs do tempo da guerra que estão em risco de explosão. O exército vermelho decide salvar a povoação ao desenterrar e explodi-las em local seguro. A operação é muito delicada e a tensão palpável, Tarkovski aproveita para filmar algumas sequências de cortar a respiração (se bem que estragadas pela musica que… não combina bem) pautadas por algum humor entre os soldados.

É óbvio que esta operação simboliza o desenterro, o confronto e a aceitação dos fantasmas da guerra, todos decidem desenterrar o passado e olhar em frente para o futuro, optando pelo caminho mais difícil, mas o mais acertado que é trabalhar em conjunto e salvar a comunidade.

Honestamente gostei mais de Os Assassinosmas para um filme de propaganda até que não é mau, porém não esperem ver grandes traços da mestria artística que Tarkovski mostraria nos seus filmes futuros, é que bem vistas as coisas é apenas um filme estudantil que ele usou para aprendizagem que, de acordo com a sua irmã:

“We did not set out to do a masterpiece, our focus was on learning the elementaries of filmmaking”

E são só 40 minutos, vê-se bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: