Katok i skripka – O Rolo Compressor e o Violino [1961]

38311_pt

Terceira curta metragem e a ultima de Tarkovski enquanto estudante no curso de cinema, na verdade este O Rolo Compressor e o Violino foi o seu trabalho de diploma de final de curso.

Arrisco dizer que dos seus três filmes estudantis é este que melhor define o que será a sua filmografia futura, já que assenta em pilares que o caracterizam, como uma visão poética do mundo, salpicada por metáforas e simbolismos, a temática da infância sobreposta com o “mundo real” e um extremo cuidado visual conduzido por uma fantástica cinematografia. O Rolo Compressor e o Violino apresenta (em maior ou menor escala) todos estes elementos o que é, desde logo, um tremendo salto em comparação com os seus anteriores trabalhos.

Gostei bastante, em especial dum pequeno aspecto que nunca me tinha passado muito pela cabeça e que aqui é nos mostrado, que é a realidade e o estilo de vida soviético. As ruas de Moscovo, os bairros pobres, as fachadas reais fora da propaganda soviética, as ruas sujas, molhadas, as roupas sujas, enfim uma realidade que se formos a ver bem não conhecemos tão bem como a do ocidente da altura.

A cinematografia já apresenta sinais do extremo cuidado que seria sinonimo de Tarkovski, começando aqui a sua ligação com Sergey Urusevsky que duraria mais três filmes. Se há algo que tenho de apontar o dedo é o som, ou melhor, a relativa falta de qualidade sonora, em especial na sincronização e na utilização dos diversos sons. É óbvio que muito disso é fruto das naturais limitações da época, mas vendo-o hoje em dia, a diferença de qualidade entre a parte visual e sonora é gritante.

Pois bem, despedimos-nos assim do Tarkovsvi estudante e entraremos, finalmente, nas suas longas metragens com o primeiro clássico, A Infância de Ivan.

1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: