Ivanovo Detstvo – A Infância de Ivan [1962]

0_24b19_637703e1_XL

Entramos finalmente nas longas metragens do mestre russo. Depois dos projectos estudantis, Tarkovski volta-se a focar na 2ª guerra mundial e fá-lo de forma autoritária e conclusiva, como que fechando o livro sobre uma temática que sempre influenciou e assombrou o modo de vida soviético do pós-guerra. Com A Infância de Ivan, Tarkovski fecha esse capitulo e fecha-o duma forma relativamente surpreendente porque, de certa forma, decide abordar a temática duma forma que ia contra todos os parâmetros soviéticos.

Não esperem a visão tradicional soviética da grande guerra patriótica onde o soldado soviético é visto como um herói, bandeira vermelha em punho a marchar contra os nazis sanguinários. tumblr_m4w4upQOsz1qavb8jo1_250Em vez disso A Infância de Ivan mostra os fantasmas da guerra através dos olhos duma criança (à semelhança de O Rolo Compressor e o Violino) obrigada a abandonar as recordações pré-guerra e a crescer num mundo bárbaro que o afecta de forma psicológica. Mesmo na parte estritamente militar de A Infância de Ivan foge da regra dum típico filme propaganda, decidindo trocar um assalto ou uma resistência heróica por uma operação secreta a meio da noite, onde um grupo de soldados soviéticos têm de se infiltrar em território alemão do outro lado do rio.

No entanto, o foco na parte militar é tão residual, que quase nem se pode chamar A Infância de Ivan um filme de guerra, mas sim um filme sobre as suas consequências. Este é acima de tudo um retrato de como momentos extremos afectam uma pessoa, na verdade, e bem analisadas as coisas, este é um retrato do stress pós traumático numa altura e local em que não se falava disso. Ivan é uma criança, no entanto é-o apenas em termos físicos. A sua ânsia de lutar e ajudar é um reflexo dos traumas que viveu.

Este é um filme muito mais sumarento que as anteriores tentativas de Tarkovski quer em termos narrativos, mas também visuais, no entanto em muitos aspectos ainda se nota sinais duma relativa infância criativa do cineasta russo, que viria a explodir no seu filme seguinte, Andrei Rublev.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: