Offret – Sacrifício [1986]

sfi_offretDVD

Meus amigos, chegámos finalmente ao desfecho de mais uma maratona com este Sacrificio, a derradeira obra do mestre russo.

Depois da aventura Italiana de Nostalgia (ele era fã de cinema italiano em especial de Antonioni) Tarkovski virou-se de seguida para outro cinema que muito admirava, a Suécia de Bergman. E fê-lo usando muitos elementos clássicos de Bergman como por exemplo a ilha de Gotlândia, no Báltico, onde o realizador Sueco habitualmente filmava, actores habituais como Erland Josephson (que já havia trabalhado com Tarkovski em Nostalgia) ou Allan Edwall e até no director de fotografia habitual de Bergman, Sven Nykvist.

O que esperar de Sacrifício? Eu vejo este seu derradeiro filme como uma soma de todos os elementos clássicos do Tarkovski com tudo o que de bom, e mau, dai advém. Honestamente foi o filme dele que menos gostei e acredito que seja o menos acessível para quem o quer conhecer. As duas horas e meia custam a passar (muito mais do que as três de Andrei Rublev) e custam porque o acto intermédio perde-se um pouco no meio de todas as personagens secundárias, o que faz arrastar-se mais do que gostaria. Mas desenganem-se, Sacrifício não é um mau filme, longe disso claro! É lindíssimo, fantástica fotografia, tremenda realização abrilhantada por um incrível plano sequência de 8 minutos onde uma casa arde em tempo real (foi num segundo take, portanto tiveram de reconstruir a casa…) que acaba por ser uma perfeita despedida do Tarkovski que viria a morrer meses mais tarde.

E é também uma perfeita forma de fechar esta maratona Tarkovski que, vou ser sincero, deu-me muito prazer. Descobri filmes que sei que me acompanharão no futuro e descobri, acima de tudo, um realizador com o qual consegui estabelecer uma profunda ligação e cuja linguagem cinematografica me identifico, tornando-se num dos meus realizadores, aliás, artistas favoritos.

Espero que tenham gostado e que, como eu, também tenham descoberto filmes novos. Despeço e até daqui a uns meses com mais uma Maratona Sci-Fi que este ano virá mais tarde que o habitual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: