Maratona Sci-Fi 2016

scifi16

Saudações, valentes resistentes que ainda se dignam a seguir e ler o PixelHunt! Este ano tem sido tremendamente complicado manter este espaço dignamente actualizado com conteúdo relevante, de tal forma que este nova edição da Maratona Sci-Fi teve de ser adiada 3 meses!

É tradição decorrer durante o mês de Maio, mas este ano não deu mesmo, até porque nessa altura tinha acabado a Maratona Tarkovski se bem se lembram. Bom, but fear not, a 5ª edição da Maratona Sci-Fi está aí à porta! Como já adivinharam, terá inicio já no primeiro dia de Agosto, e estender-se-à durante o resto do mês.

Como já é tradição, os escolhidos são um misto de filmes que tentem mostrar diversos subgéneros, idades e nacionalidades da ficção cientifica, entre filmes que nunca vi e outros que quero recordar. São (apenas) 10 os escolhidos este ano e a ideia é, tal como disse, começar dia 1 e terminar dia 31.

Este ano irei focar-me exclusivamente na segunda metade do século XX e arrancarei com um clássico que nunca vi, mas sempre tive curiosidade, Fantastic Voyage de 1966. Para segundo filme viajaremos uma década, mais precisamente para 1974 para uma das grandes inspirações do imaginário pós-apocalíptico como Mad Max e Fallout, falo de A Boy And His Dog. Ainda na mesma década, farei uma pequena homenagem ao grande David Bowie com The Man Who Fell to Earth de 1976.

A década de 80 será a mais representada com, nada mais nada menos que quatro filmes, tudo clássicos (vá…) que quero recordar ou que ainda não escrevi aqui no PixelHunt. São eles Dune do David Lynch, Mad Max Beyond Thunderdome (o único Mad Max que me falta falar aqui) e dois do James Cameron, Aliens de 1986 e The Abyss de 1989. Para “celebrar” o recente lançamento da sua sequela, o único representante dos anos 90 será Independence Day.

Finalmente, e para encerrar a Maratona Sci-Fi 2016, dois filmes deste século, o remake americano de Solaris do Soderberg que nunca vi e vai ser interessante comparar com o original do Tarkovski e, finalmente, o mui recente 10 Cloverfield Lane.

Portanto, serão 10 filmes, 8 americanos, 1 britânico e outro australiano. Reconheço que este ano a selecção é menos variada que o normal, mas muito disso deve-se ao reduzido numero de contemplados e o facto de muitos deles eu já ter visto e querer revê-los. Se quiserem ir seguindo a maratona e dar as vossas opiniões sobre cada um deles, podem visitar o PixelHunt durante o mês de Agosto, visitar o meu Facebook, Twitter ou então subscrever o feed aqui do meu estaminé. Até dia 1!

fantastic_voyagea-boy-and-his-dog-posterman-who-fell-to-earth-posterdune_ver1_xlgmad_max_beyond_thunderdome_ver1-font-b-ALIENS-b-font-font-b-Movie-b-font-font-b-Poster-b-fontabyss_ver1independence_day_poster10-Cloverfield-Lane-Poster

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: