The Shallows – Águas Perigosas [2016]

the-shallows-poster

Há uns tempos vi no Sci-Fi um filme em que os antagonistas eram tubarões. Tubarões fantasma que conseguiam circular por todo e qualquer espaço líquido. Foi interessante.

Hoje em dia filmes com tubarões são quase um subgénero, tal a voracidade com que o canal Sci-Fi e companhia lançam filmes parvos com essa temática, longe vão os tempos de Jaws. Portanto, hoje em dia ir ao cinema ver um filme de tubarões é tipo perigoso, de qualquer das formas fui ver este The Shallows com alguma expectativa, li reacções positivas e o trailer estava bastante eficaz.

Devo dizer que não foram defraudadas, The Shallows é um bom filme de sobrevivência que até acaba por fazer mais do que se calhar precisaria para um filme do género. Há um notório cuidado visual e artístico, um tom e ritmo pausado que não tem receios em abrandar a acção, colocando o espector num estranho estado de ansiedade misturado com falso sentimento de segurança.

Há no entanto alguns aspectos que a meu ver poderiam e deveriam estar melhores. Blake Lively, ou melhor o guião, sofre muito do “efeito Tomb Raider 2013″, na medida em que se vê na necessidade de explicar, voz alta, o que está a pensar, certamente com receio de que o espectador perca noção do que está a acontecer. Compreendo que seja uma necessidade, mas o filme elevar-se-ia se conseguisse fazer o mesmo apenas com expressões e gestos da actriz. Fica a questão se Blake Lively teria essa capacidade.

De resto, o final a meu ver não esteve à altura do resto do filme e a extrema agressividade do tubarão cria um pouco de dissonância porque quebra o realismo e lembra-nos que estamos a ver um filme de tubarões psicopatas, o que é pena.

No entanto, tudo isto não invalida que The Shallows tenha sido um dos meus filmes comerciais favoritos do ano até agora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: