Independence Day – Dia da Independência [1996]

independence_day_poster

O único filme da década de 90 da lista é porventura a sua cabeça de cartaz. Na minha opinião os anos 90 foram uma das piores décadas na ficção cientifica no cinema, não é portanto estranho que um filme como Independence Day seja o seu mais reconhecido representante.

Com o passar do tempo Independence Day tem vindo a ganhar um novo estatuto bastante distinto do que teve na altura, hoje em dia é visto como uma divertida homenagem aos filmes de invasões alienígena dos anos 50 e o impulsionador da moda dos filmes catástrofe dos anos 90. A ultima parte é sem duvida acertada, de facto Independence Day fez explodir o sub-género dos filmes catástrofe que estava adormecido desde os anos 70, mas desafio qualquer um para um duelo ao pôr do sol se me vierem dizer que é uma bonita homenagem à ficção cientifica dos anos 50.

Independence Day era um mau filme quando saiu e continua a sê-lo hoje em dia. Escusam de trazer os vossos óculos nostálgicos e vir com histórias de que é um filme pipoca que só quer divertir e que é bom quando desligamos o cérebro. Essa é a definição do Transformers 2: Não me lembro do subtitulo. O que vocês estão a pensar é Mars Attacks!, isso sim é uma homenagem, Independence Day era e continua a ser um filme narrativamente vazio que segue cegamente a cartilha de “como fazer um blockbuster nos anos 90″. Perdoem-me lá, mas é a verdade and you know it.

tumblr_n7di3nU4NP1qzikspo1_500

Mas… sou um filho dos anos 80. Tinha 13 anos quando o filme saiu. Para a minha geração, que começou a ir ao cinema com Twister, Dante’s Peak, Armageddon e companhia, rever Independence Day trás muitas memórias. O discurso do Bill Pullman (tão do agrado do pessoal do Brexit) dá-me pele de galinha ao mesmo tempo que penso o quão básico é. Na verdade… Independence Day não é apenas um mau filme de ficção cientifica… é, é uma maquina do tempo para quando tinha de implorar à minha mãe para gastar uns trocos no cinema do Fonte Nova para ver aquele filme das explosões. E se calhar é por isso mesmo que a minha geração tenha, erradamente, dado a Independence Day o estatuto que se calhar não merece.

Em nome da minha geração, as minhas mais sinceras desculpas, mundo.

Deixe uma Resposta

