10 Cloverfield Lane [2016]

10-Cloverfield-Lane-Poster

Terminamos mais uma maratona Sci-fi mesmo no deadline com um filme que à primeira vista nem faria muito sentido entrar aqui.

Não faria sentido porque tenho um ódio de estimação ao Cloverfield de 2008, portanto as expectativas para uma sequela eram quase nulas. Mas aquando da estreia fui vê-lo ao cinema e gostei o suficiente para o incluir aqui. Na verdade nem se pode considerar bem como sequela, é um filme no mesmo universo e as ligações ficam-se por aí, e ainda bem. Não esperem encontrar imitações de Godzila nem tão pouco shaky cameras e porras desse tipo.

10 Cloverfield Lane é surpreendentemente diferente do seu predecessor, quase em pólos opostos. Se o original era uma experiência falhada e megalómana da típica e gasta formula de found footage, 10 Cloverfield Lane é em comparação muito mais minimalista, controlado e seguro de si. Toda a acção resume-se à interacção de três personagens num bunker subterrâneo, criar uma história suficientemente cativante com esses limitados ingredientes é digno de nota e de se lhe tirar o chapéu. A forma inteligente como brinca com o espectador, sabendo-se moldar de acordo com o que vai revelando revela uma tremenda segurança e um enorme controlo de ritmo. Sou de opinião que o final (e quem o viu sabe bem do que estou a falar) não consegue ir ao encontro do que o filme vinha montando até lá, mas honestamente qualquer que fosse o desfecho nunca estaria à altura do resto do filme.

É ingrato falar deste filme porque vive à volta do mistério e quanto menos o espectador conhecer, melhor. Mas posso dizer que foi uma das maiores surpresas do ano e um dos meus filmes comerciais favoritos de 2016, dizer isto sobre um filme com Cloverfield no nome é incrível e revelador do quão sólido é.

E pronto, está assim terminada mais uma edição da Maratona Sci-Fi, ando a equacionar se regressarei para o ano ou esta fica como a derradeira edição. Tenho aí novas ideias para rubricas de cinema aqui no PixelHunt que não sei se virá a sobrepor à ideia duma maratona Sci-fi, logo se vê. Mas por agora esperem uma nova edição para 2017, se houver novidades logo direi qualquer coisa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: