The Brood – A Ninhada [1979]

brood_poster_01

David Cronenberg tem estado em alta nas ultimas décadas com filmes dramáticos como Spider, A History of Violence, Eastern Promisses ou em menor escala A Dangerous Method, no entanto ele sempre será reconhecido pelo seu passado, como mestre do body horror em filmes como The Fly e de filmes “estranhos” como Crash.

Um dos filmes que ajudou a cimenta-lo como um dos mestres do terror da década de 80 foi este The Brood, uma das suas primeiras longas metragens e o primeiro de três filmes (aos quais se juntam Scanners e Videodrome) que realmente fizeram a sua popularidade explodir para fora do Canada. Esses três filmes têm bastantes semelhanças entre si, em especial no ambiente urbano dos anos 70 onde o mistério e a origem do terror, mesmo sendo sobrenatural, é mundana e camuflada pelo dia a dia. Lembro-me que não gostei muito do Scanners, a história simplesmente não era suficientemente cativante e o protagonista não conseguia, de todo, segurar o filme.tumblr_inline_ndaizsurti1qhhhj4

The Brood é bem, bem melhor, mesmo que, a meu ver, tenha alguns pontos menos positivos. Desde logo os monstros não estão à altura do que o filme pedia. A ideia é muito boa, mas a execução nem por isso. A ideia de serem crianças é interessante mas, e vendo pela reacção da minha namorada, é difícil levá-los a sério quando estão a matar. Para funcionar, deveriam ter apostado em crianças com caras normais, até serviria para criar medo e desconfiança sempre que víssemos (e aos protagonistas) uma criança em cena. Se quisessem mesmo seguir com a ideia de crianças deformadas então deveriam ser bem mais assustadoras.

De qualquer das formas gostei da revelação e do desfecho onde toda a imagem tipicamente “Cronenberguiana” vem ao de cima. Cria um genuíno impacto, mete nojo mas estranhamente é difícil tirar os olhos do que se está a passar.

Resumindo, concluindo e baralhando, é um filme competente com um excelente clímax e uma cena memorável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: