Shutter [2004]

shutter2004

Saltamos quase duas décadas para o próximo filme da lista com o Tailandês Shutter. Muito provavelmente conhecerão a versão americana que, segundo parece é má, mas este é o original.

Shutter é mais um daqueles filmes orientais em que a fonte do terror se esconde num aparelho tecnológico do dia a dia, como Ringu ou Pon, que estavam tão na moda no virar do milénio, contudo, a meu ver, este é um dos melhores dessa fornada. Assim muito sucintamente, em Shutter a assombração manifesta-se através de fotografias, ou melhor, elas só são captadas e visíveis quando são fotografadas (tipo a série de jogos Fatal Frame), se inicialmente tudo indica que será apenas uma guimmick sem imaginação que vai ser usada até à exaustão, Shutter consegue usar essa premissa para contar uma história genuinamente interessante, conseguindo a proeza de fugir um pouco aos estereótipos típicos nestes filmes. tumblr_n0jw6dokpg1t0gem9o1_500

Não queria muito entrar em spoilers, mas o twist final é extremamente criativo, perturbador e acaba por fazer sentido. Para além disso o protagonista sofre uma interessante evolução, gosto de protagonistas imperfeitos e este é um deles. A assombração pode parecer uma imitação da Samara de Ringu ou do que vimos em Ju-On, ou seja, uma mulher pálida de cabelos compridos, mas é na verdade uma representação tradicional dos fantasmas nas culturas budistas do extremo oriente.

É um filme simples que se perde um pouco na fornada de terror oriental que vai chegando cá, mas é bastante bem executado e merece ser descoberto. Para além disso é sempre interessante descobrir a forma como outras culturas interpretam o terror, especialmente países que tradicionalmente não associamos ao género. Aconselho-vos por exemplo a descobrir terror Indonésio no jogo DreadOut.

Acabámos de cruzar o ponto intermédio da maratona. Para o 10º filme continuaremos no extremo oriente, mas precisamente para o Japão para descobrir Noroi.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: