Noroi [2005]

mv5botnmytc2zjetztflmy00ogiwltkzodatyjuyodbmyjewzwfixkeyxkfqcgdeqxvyntewmzkyodi-_v1_uy268_cr430182268_al_

Saltamos para território japonês rumo a um filme que não conhecia, aliás, acho que nem estreou por cá, mas que foi uma interessante descoberta.

Filmes de found footage são “mais que as mães” e tendo em conta que muitíssimo poucos conseguem ser minimamente realistas, facilmente criaram uma tremenda fatiga em mim. Mas se pensarmos bem não há muitos filmes de terror a misturar a técnica do mockumentary à tradicional found footage.

E é aqui que entra Noroi, um filme que vai contra todas as expectativas de terror japonês. A premissa é simples, o filme em si é um documentário sobre um outro documentário que nunca chegou a ser terminado devido à morte e desaparecimento dos seus intervenientes. Logo aqui é uma subversão do que normalmente esperamos dum found footage, isto porque, ao ser um documentário, o filme consegue ganhar uma self-awareness que, sinceramente, é bastante refrescante, pelo menos num filme de terror.

tumblr_mrlrvir3ge1s488ujo1_500

A origem do terror de Noroi nem sempre é clara e demora a revelar-se, grande parte do filme as coisas são-nos mostradas de forma subtil e mascaradas em coisas habituais do dia a dia, muito na onda do terror de Junji Ito ou Lovecraft, chegando até ao ponto de ser possível o espectador questionar-se se há realmente algo sobrenatural. Não posso dizer que seja um filme assustador ou perturbador, porque raramente se vê alguma coisa. Há muito build up e muitas das vezes o desfecho fica aquém da tensão criada, mas se há algo que Noroi se evidência é no ambiente de constante desconforto e num sentimento de que algo não está certo.

Noroi é um filme fora do normal, estranho até na forma como usa o mockumentary para criar o seu ambiente, e é precisamente isso que o acaba por tornar digno de ser descoberto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: