À l’intérieur [2007]

inside-movie-poster-2007

Regressamos à Europa, mais precisamente para território francês para um exemplo dum movimento cinematográfico denominado “novo terror extremista francês”.

Esse movimento que se tornou popular no inicio do milénio, ganhou bastante notoriedade com filmes como Haute Tension, Martyrs ou Irreversible e pauta por um terror extremo que pega em alguns sub-géneros transformando-os em puro exploitation. À l’intérieur faz precisamente isso com o clássico sub-género da invasão caseira, mas aumenta o nível de violência e choque para níveis quase caricaturais.

E acaba por ser aí que À l’intérieur não me conseguiu conquistar. Ao contrário de por exemplo Irreversible que usa esse extremismo como pedra basilar da sua história, À l’intérieur fá-lo apenas para o choque e pouco mais. A premissa centra-se à volta duma mulher grávida que certa noite se vê perseguida por uma louca que pretende retirar-lhe (dentro da barriga, claro) o quase nascido bebé. O que se segue são os típicos clichés do género como uma vilã que consegue sempre levar a melhor mesmo quando está quase a perder, um bando de personagens secundárias burras que tomam decisões estúpidas e um sentimento de inevitabilidade e fatalismo muito comum neste movimento cinematográfico. tumblr_o6m4pqpsgo1rp0vkjo1_500

O gore, que é o ponto central, está muito bem conseguido com mortes e ataques bastante criativos, só é pena que em quase tudo o resto À l’intérieur não consiga sair da mediania e libertar-se das amarras do choque fácil e do exploitation porque havia aqui potencial para mais. Amanhã cruzaremos o canal da mancha para o britânico Triangle.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: