Personal Shopper [2016]

tumblr_o73a9fehev1r6ivyno1_1280

Um dos filmes que vi na ultima edição do Motelx, no passado Setembro e que decidi esperar para falar aqui na maratona.

Personal Shopper conta a história duma americana a viver em Paris que trabalha no submundo da moda francesa como uma espécie de secretária freelance duma conhecida modelo, ou seja, uma personal shooper. A protagonista vive em Paris para tentar comunicar com o seu falecido irmão gémeo com quem partilhava poderes paranormais.

Digo já a abrir que Personal Shopper não é bem terror, é acima de tudo um thriller paranormal, no entanto, encontrarão muita coisa que se insere em diversos sub-géneros de terror, desde logo muita coisa ligada directamente a típicos filmes de fantasmas e casas assombradas e até de stalking movies, porém o filme usa-os não como peça central, mas mais como auxiliares para contar a sua história, o que leva a um estranho ambiente de subtileza onde os acontecimentos sobrenaturais são de tal forma abafados que é difícil ter a certeza se são mesmo reais.

É um filme muito lento, quase exclusivamente centrado numa só pessoa e é fácil sair do cinema a pensar que quase nada aconteceu, mas quem se conseguir emergir neste ambiente muito subtil e… europeu pode extrair algum sumo daqui, até porque Personal Shopper encerra de forma ambígua levantando questões sem respostas correctas aparentes.

Não é um filme que possa aconselhar a qualquer pessoa porque não foi feito para agradar todos os palatos, mas se procuram uma experiência um pouco fora do que se espera duma história de fantasmas tradicionais, arrisquem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: