Arrival – O Primeiro Encontro [2016]

large_arrival-poster-2016

Um dos filmes mais bem recebidos do ano passado, de tal forma que foi mesmo nomeado para uma série de Oscares, melhor filme incluído.

Vi-o antes das nomeações enquanto procurava filmes para fazer o meu top anual (e só agora escreves? tsk tsk) e gostei bastante, no entanto não pensei que iria andar aí a passear pelos prémios. E não por causa da sua qualidade, mas mais pelo estigma que a sci-fi desta temática (invasões alienígenas) normalmente trás por arrasto por entre o pessoal mais snob das academias e companhia.

Mas a verdade é que Arrival não é um filme tradicional, e não é porque subverte quase todas as noções pré-estabelecidas que temos sobre este subgénero. Os extraterrestres não têm más intenções, tentam comunicar connosco, se bem que com dificuldade tal a diferença comunicativa (é esta a principal temática do filme), não usam a força, não se instalam em grande centros urbanos e por aí fora. Até os posters promocionais eram fora do comum para um filme dentro deste subgénero.

E acaba por ser nessa subversão das expectativas, alicerçada por um excelente e muito inteligente guião, que Arrival se apoia para se elevar e marcar a diferença. É um excelente filme, muito bem executado por um Dennis Villeneuve em grande forma mas que, verdade seja dita, ficou-se por aí em termos pessoais. Não é daqueles filmes que tenha deixado uma forte marca em mim. Gostei, não adorei, o que nos dias de hoje já é bem bom 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: