Age of Empires II: Age of Kings [1999]

O Lembram-se? regressa meses depois por causa duma das compras que fiz na passada sale do Steam. A HD Edition do Age of Empires II estava a um preço ridiculamente baixo, portanto decidi recordar as centenas de horas que por lá passei em miúdo.

Já vos falei do jogo original assim meio a correr no meu 2º artigo do Jogar a História, mas se Age of Empires era um jogo do caneco, esta sequela disparou a sua popularidade para níveis bem superiores. Tudo em Age of Empires II: Age of Kings era maior, melhor, mais polido e com muito mais conteúdo que o seu predecessor. As memórias que tenho em miúdo centram-se essencialmente na demo do primeiro jogo que muito joguei, o meu contacto com a sequela veio com um PC que me compraram em chavalo, penso que tinha sido o meu 2º PC (portanto, muito provavelmente por volta de 2001) que trazia lá na caixa do Windows dois jogos da Microsoft, Midtown Madness 2 e, claro, Age of Empires II: Age of Kings.

Já em puto gostava muito de história e Age of Empires II foi dos jogos (a par do Imperialism e o Europa Universalis original) que me fez ficar realmente obcecado com jogos históricos, muito tempo passei a descobrir todas a civilizações, unidades especiais e a construir cidades todas bonitinhas, porque sim, eu era daqueles que usava Age of Empires como um city builder de exploração, não curtia muito a parte militar.

Passei uma dezena de horas com esta nova HD Edition que, como o nome indica, é o mesmo jogo a correr em resoluções mais modernas, mas para minha surpresa há lá conteúdo novo, novas campanhas, civilizações e, principalmente, mods, muitos mods do steam workshop. É literalmente uma segunda vida para um jogo que, mesmo sendo ainda popular, tem agora uma maior capacidade de reconquistar o pessoal mais nostálgico e saudoso que não tinha grande pachorra de o pôr a correr em hardware moderno.

Foi muito porreiro recordar os velhos tempos, para mim é a versão definitiva do jogo. Resta esperar que façam algo do género para o primeiro Age of Empires que bem precisa.

Deixe uma Resposta

