Journey to the Center of the Earth – Viagem ao Centro da Terra [1959]

Para segundo filme desta maratona, viajamos não só para o centro da terra, mas também cerca de 20 anos até à década de 50 com, já adivinharam, Journey to the Center of the Earth.

Depois do sucesso que tinha sido de 20.000 Leagues Under the Sea da Disney quatro anos antes, a Fox decidiu que não queria ficar atrás e adaptou também ela uma das obras de Jules Verne, Voyage au centre de la Terre. E as semelhanças não se ficam por aí, há diversos pontos em comum entre os dois filmes, desde logo a presença de James Mason (ele tem sido uma presença assídua por cá nos últimos meses), o seu look visual CinemaScope com cores garridas e a forte vertente familiar onde encontramos de tudo, desde números musicais saídos do nada a um pato (literal, ou seja a ave) sidekick que tenta ser um chamariz para a criançada.

Mas o que a meu ver acabou por ser mais interessante foram alguns aspectos que vieram a inspirar filmes posteriores, em especial Indiana Jones, veja-se a cena da pedra rolante e a ideia dum explorador rival a seguir as pisadas dos heróis (ou a busca por Atlântida para quem jogou a aventura Indiana Jones and the Fate of Atlantis da LucasArts) por exemplo.

Mas se tiver de ser franco convosco. e sou sempre, terei de admitir que não gostei, este não é decididamente um estilo de filme que me agrade lá muito, até porque de sci-fi só mesmo a ideia de explorar um ambiente alienígena, porque este é sem duvida um clássico exemplo dum típico filme de aventura. Ainda por cima é longo demais para o seu próprio bem, duas horas é demais.

O final onde lagartos gigantes atacam os protagonistas está obviamente ultrapassada e acabou por envelhecer de forma muito pouco graciosa, especialmente se compararmos com outro tipo de efeitos como o stop-motion ou a fantástica lula gigante de 20.000 Leagues Under the Sea que ainda hoje impressiona. O resultado final é um filme oco, com pouca alma, conteúdo e aborrecido, o que é surpreendente tendo em conta que é uma enorme aventura onde tudo acontece aos seus heróis.

Sai daqui com um meh.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: