Terminator 2: Judgment Day – Exterminador Implacável 2 [1991]

Falei-vos em tempos do clássico que é The Terminator, chega agora a altura de falar da sua sequela que é assim sem grandes rodeios, um dos melhores filmes de acção da história e também o desfecho da saga, sim porque o resto dos filmes Terminator não existem.

James Cameron é um mestre a desafiar expectativas e à semelhança do que fez em Aliens, onde pegou num clássico perfeito e deu-lhe uma nova e diferente abordagem, contra todas as expectativas, na sequela, aqui voltou a fazer o mesmo, com a diferença que o original já era um filme seu. À semelhança de Aliens, Cameron decidiu mudar a tonalidade do filme adoptando uma roupagem mais próxima da pura acção do que propriamente do terror, que na prática é o que The Terminator era. A escala de tudo aqui é muito maior, as setpieces de acção, as explosões, o ritmo e os efeitos tornam o primeiro filme quase que de um filme independente de baixo orçamente se tratasse. Algumas das cenas de acção são do mais perfeito que podem encontrar sendo que, para mim, a famosa cena da autoestrada é sem dúvida o ponto alto.

Mas desenganem-se se acham que Terminator 2: Judgment Day é só fachada, surpreendentemente ele tem uma enorme alma e coração, trazendo uma certa introspecção nostálgica a toda a série, especialmente em Sarah Connor, aqui afectada psicologicamente com toda a responsabilidade que, inocentemente, lhe caiu em ombros, fechando graciosamente toda a história que James Cameron queria contar. A decisão de fazer regressar Schwarzenegger, que à altura era uma das maiores estrelas de Hollywood, desta vez como herói foi extremamente acertada e de certa forma reverteu as expectativas de todos ao desenvolver o seu papel e personalidade para lá da simples máquina de matar do primeiro filme.

Acho que o que mais me surpreendeu ao reve-lo agora mais uma vez é o quão pausado e lento às vezes consegue ser. Uma pessoa fica com a ideia que é um filme de acção imparável, mas ele tem a segurança  e confiança de saber abrandar e mudar o foco para si próprio envolvendo o espectador em longos momentos de introspecção. Good stuff.

Duma sequela amada por quase todos, passaremos para uma odiada por outros tantos, amanha é dia de Alien 3 e até final a maratona vai entrar em velocidade de cruzeiro! Até amanha!

 

 

Comments
One Response to “Terminator 2: Judgment Day – Exterminador Implacável 2 [1991]”
  1. Álvaro diz:

    Este é para rever, de novo. Terminator, Aliens, Predador… boas malhas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: