A Scanner Darkly – O Homem Duplo [2006]

Philip K. Dick é um dos mais aclamados autores de ficção cientifica, sendo que muitos dos seus trabalhos já foram adaptados para cinema (Blade Runner o melhor deles), um dos menos conhecidos será possivelmente este A Scanner Darkly que, muito honestamente, só o fiquei a conhecer na altura por causa do seu estilo animado. Embora não seja pura animação, na medida em que a imagem apenas foi animada em pós-produção, por cima da imagem real, numa técnica chamada de rotoscópio (a fazer muito lembrar o meu mui estimado The Last Express) o estilo de A Scanner Darkly é fantástico e consegue criar algo muito próprio e uma identidade reconhecível e resistente à passagem do tempo. 

O Richard Linklater é mestre na interacção e na gestão de actores através de diálogos realistas e conversas genuínas, é esse o ponto forte de quase todos os seus filmes, e aqui não é excepção. Se a animação é a primeira parte do triângulo de A Scanner Darkly, os actores são a segunda. E que grande elenco que temos aqui, Keanu Reeves, Woody Harrelson, Winona Ryder (com a melhor personagem do filme) e Robert Downey Jr. Todos eles comportam-se duma forma extremamente realista que é sobreposta por toda a realidade de paranóica e visões induzidas pela droga de forma perfeita, sem exageros e sem o overacting que muitos se calhar cairiam por acidente.

E a terceira parte deste triângulo é, claro, a história de K. Dick que, vou ser sincero, é confusa e requer uma série de visionamentos. As já referidas paranoias induzidas pela nova droga que assombra este futuro distópico, as diferentes personalidades adoptadas por várias das personagens e as diferentes linhas narrativas temporais que se misturam entre si pedem do espectador uma mente aberta e uma atenção redobrada. Para vos ser sincero, consegui montar grande parte do filme enquanto o via, mas muitas das colagens veio só depois de ler sobre a história.

Gostei, o final foi deixou um nó no estômago com as dedicatória de K. Dick e abriu-me o apetite para ler o livro… quem quero enganar, não vou ler 😥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: