Anno 1404 [2009]

Sou um amante da série Anno, em especial da primeira versão, intitulada de Anno 1604 que me fartei de jogar em miúdo, primeiro a demo, que vinha numa qualquer Mega Score e depois o jogo completo, oferecido também por uma revista de jogos.

Anno 1404 é a última versão histórica da série antes de se ter arriscado (com sucesso, parece) para a ficção científica ao apresentar versões futuristas. E esta é mesmo a versão definitiva para quem sempre seguiu a série, acabando por juntar e refinar todas as diferentes características que haviam sido implementadas ao longo dos anos.

E o que é Anno 1404? Muito basicamente é uma mistura entre um Age of Empires e um city builder histórico tipo Caesar III, tudo isto num cenário inserido na época dos descobrimentos, acho que só isto é suficiente para fazer abrir o apetite. As mecânicas bases têm-se vindo a manter mais ou menos inalteradas desde o primeiro jogo, de tal forma que quando comecei a jogar, quase nem precisei de tutoriais, fui tudo mecânico e entrei logo em velocidade de cruzeiro.

E a realidade é que este é um jogo mais simples e acessível do que pode parecer à primeira vista. Sim, é certo que vão levar horas até ter aberto toda a árvore tecnológica, porque tudo está completamente interdependente entre si, todas os produtos requerem uma ou mais matérias primas, que por sua vez necessitam de novos edifícios para as processar, que levarão à riqueza dos colonos, que vão pedir novos produtos mais raros e complexos, que obrigarão o jogador a explorar novas terras ou entrar em transacções comerciais com outras facções e por aí fora. É tudo um pescadinho de rabo na boca que vai conduzindo o jogador para níveis mais evoluídos sem nunca dar saltos demasiado grandes na curva de aprendizagem.

Ao nível de city building, que sempre foi a faceta que mais gostei nesta série, mantém a estrutura antiquada centrada em quadrados, limitando e de que forma toda a liberdade criativa que o jogador tenha. Quem vem dum Cities Skylines por exemplo este é um sistema que mais parece um espartilho. No entanto, não acho que seja muito grave, é antiquado mas funciona. Se este fosse um puro city builder faria-me mais confusão. Felizmente há aqui muitos mais elementos para nos debruçar como por exemplo o combate, que, vou ser sincero, raramente uso e não me apetece falar.

Não sei se o pessoal da Blue Byte alguma vez vai voltar aos settings históricos, mas se gostarem da época dos descobrimentos então Anno 1404 é perfeito e uma boa ferramenta didáctica. Devo-vos falar mais de Anno 1404 numa futura edição do Jogar a História. Cheerios!

Positivo:
+ Divertido e didáctico.
+ Profundo e acessível
+ Visuais

Negativo:
– Sistema quadriculado é limitativo.

Tempo de Jogo: 17 Horas

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: