Layers of Fear [2016]

Sou um apaixonado pelos denominados “walking simulators” experiências narrativas interactivas que usam a exploração para contar uma história, sem foco na jogalidades mas apenas na descoberta através de narrativa ambiental.

É um novo subgénero criado por jogos como Dear Esther e popularizado por títulos como The Vanishing of Ethan Carter, Gone Home, Firewatch ou The Stanley ParableMuita gente não gosta, mas para mim apresentam quase todos os elementos que gosto num jogo. Layers of Fear segue a mesma onda, optando por entrar também num outro subgénero igualmente popular hoje em dia, que são os jogos de terror na primeira pessoa na onda dum Amnesia: The Dark Descent.

E é esse balanço entre os dois sub-géneros que Layers of Fear caminha e tem alguma dificuldade em se balancear, como se dum malabarista de circo se tratasse. Na minha opinião acerta na mouche em termos narrativos, a história é genuinamente interessante e descobri-la aos poucos, como se dum puzzle se tratasse foi o que me manteve motivado até ao fim. Infelizmente no reverso da medalha encontramos os elementos de terror que, muito honestamente, se espalham ao comprido, o que é importante tendo e conta que Layers of Fear foi vendido como se dum jogo de terror se tratasse. Para ser completamente honesto nem sequer sabia que tinha sequer elementos de “walking simulator” ou lá como quiserem chamar.

Para além da sua narrativa, o grande ponto forte são sem duvida os visuais que, no pico dos ataques paranóicos e esquizofrénicos do protagonista entram num território surreal e psicadélico muito original, que brinca magistralmente com a temática da pintura.

O resultado final é uma experiência muito interessante com altos picos mas que, infelizmente também se afunda com a mesma intensidade com que brilha. Mas para quem gosta do género éum titulo a experimentar. Joguei também o DLC que aprofunda a narrativa mas é extremamente curto e muito menos subtil.

 

Positivo:
+ Boa história.
+ Ambiente e atmosfera.
+ Visuais

Negativo:
– Truques e jump scares previsíveis.

Tempo de Jogo: 5 Horas

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: