Goksung [2016]

Nas ultimas décadas o cinema coreano tem-se afirmado como um dos artisticamente mais relevantes, não só da Ásia, mas em termos globais, e o género do terror não é excepção.

Filmes como Gwoemul (The Host), Janghwa Hongryeon (A Tale of Two Sisters), Akmareul Boatda (I Saw the Devil) ou Busanhaeng (Train to Busan) mostram o vigor do terror coreano actual, sendo que a mais recente jóia é este Goksung, conhecido no resto do planeta como The Wailing que fez parte da ultima selecção de Cannes.

Está Goksung ao nível dos outros que referi? Em alguns aspectos ultrapassa-os até, mas infelizmente está longe de ser consistente e dá-nos duas caras tão opostas entre si que muitas vezes o filme tem dificuldades em mistura-las. Se por um lado Goksung mostra-nos cenas pesadas e chega a tocar em temas desconfortáveis, tudo isto com o típico melodramatismo sul coreano, ao mesmo tempo que não tem problemas em entrar numa quase comédia física. O nosso protagonista é tão totó na primeira metade do filme que, quando tudo muda, até tenho dificuldade em imaginar que estamos a ver a mesma personagem.

A ultima meia hora é intensíssima e coloca-nos sempre no fio da navalha, especialmente ao tentar entender quem é quem e em quem confiar, da mesma forma que faz com os seus protagonistas. O final é extremamente ambíguo e oferece uma série de questões sem aparente resposta, mas com conteúdo suficiente para cada um formar a sua própria teoria.

Visualmente lindíssimo fruto da sua excelente fotografia, Goksung é um óptimo filme que consegue atingir elevados altos, mas tem dificuldade em manter esses momentos por muito tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: