The Straight Story – Uma História Simples [1999]

Intercalando os “gémeos” Lost Highway e Mulholland Drive, Lynch tomou a decisão de… “descer à terra” com um filme tão honesto, linear e convencional que até se reflecte no seu titulo. The Straight Story (Straight é o nome do protagonista, mas o duplo sentido é óbvio) afasta-se de tal forma do estilo tradicional do Lynch que facilmente é esquecido quando se fala da sua filmografia (incluindo por mim, que nunca o tinha visto) mas desenganem-se se acham que é uma obra menor do seu reportório. É sem duvida um excelente filme, um dos seus melhores, até.

Assim por alto The Straight Story é um filme simples que conta a história da viagem de Alvin Straight que percorre o estado num cortador de relva para reencontrar o irmão que sofreu um ataque cardíaco. A quase completa duração do filme é a sua longa e lenta viagem onde vai conhecendo pessoas que o ajudam e são ajudadas por si. Parece perfeito para introduzir personagens bizarras ao estilo Lynch, mas desenganem-se, este não é um desses filmes.

Como disse, vi-o agora pela primeira vez e foi estranhissimo porque não me senti a ver um filme do David Lynch. É um filme com um coração tão, tão grande e duma completa honestidade e despretensiosismo que fui desarmado pelo quão transparente é. As mini histórias que Alvin vai encontrado na estrada nunca perdem o interesse e é muito caloroso ver o relacionamento que cada personagem tem com ele e as lições com que ambas as partes levam da experiência. Com isto não quero dizer que os restantes filmes do Lynch não tenham também um coração e não sejam honestos, são, mas não com esta simplicidade.

É porventura o filme menos conhecido do David Lynch, mas, honestamente é um dos melhores e a par do The Elephant Man (são filmes que acabam por emparelhar bem na sua filmografia) o mais emotivo e sentimental, a prestação de Richard Farnsworth é incrivel e extremamente contida, mas e tentei conter as lágrimas quando ele também o fazia. Hats off.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: