The Leopard Man – O Homem Leopardo [1943]
Começamos mais uma edição da tradicional Maratona Terror nos anos 40 que, habitualmente, não é vista como uma década particularmente fértil em terror de qualidade para além de alguns sucessos esporádicos como The Wolfman e Cat People.
E é precisamente Cat People que é importante destacar aqui, porque The Leopard Man é claramente influenciado pelo excelente filme produzido por Val Lewton para a RKO, desde logo porque também esta é uma produção de, adivinharam, Val Lewton. Relembro para quem não conhece, Val Lewton produziu uma série de filmes de terror durante os anos 40 de baixíssimo orçamento para a RKO que obrigou o realizador Jacques Tourneur a procurar novas técnicas para ultrapassar todas as limitações monetárias. O resultado foram filmes muito criativos na forma como as setpieces de terror eram montadas e estruturadas e que acabaram por influenciar o cinema de terror mais dinâmico das décadas posteriores.
Cat People é o expoente máximo deste movimento, mas The Leopard Man é um digno “irmão mais novo”, na medida em que usa muitas dessas técnicas para criar todo o ambiente de suspense, bem visível na melhor cena do filme quando a primeira vitima se vê perseguida durante a noite.
Também digno de nota é o facto de que The Leopard Man é porventura um dos primeiros filmes americanos (M de Fritz Lang já havia abordado o mesmo) a mostrar a ideia moderna dum serial killer, um termo que aparentemente nem sequer era popular na altura. De resto, The Leopard Man é um filme bem simples, apenas com uma hora de duração com uma belíssima fotografia a preto e branco, que usa e abusa de estereótipos latino/hispânicos para contar uma história competente o suficiente para ligar e colar as já referidas e bem estruturadas cenas de suspense.