Psycho – Psico [1960]

É um pouco ingrato falar dum clássico como Psycho, é tão conhecido e está tão entranhado na nossa cultura popular que pouco mais há a dizer. Já o tinha visto várias vezes, se bem que já há bastante tempo, portanto até foi bom recordá-lo e ver o quão relevante ainda é hoje em dia, isto porque algumas das barreiras que quebrou na altura ainda são barreiras que o cinema mais comercial ainda tem dificuldades em transpor hoje em dia, quase 60 anos depois.

É certo que encontramos filmes onde a protagonista comete actos ilícitos e sai de cena durante a primeira metade do filme ou com um vilão charmoso e aparentemente inocente, mas continua a ser relativamente raro, portanto imaginem o choque que deverá ter sido em 1960! E acho que o factor choque foi mesmo uma das principais razões porque Psycho ficou entranhado na mente popular, é claro que é um excelente thriller e uma obra prima na forma como Hitchcock manipula o espectador através do suspense, mas na minha opinião não é o seu melhor filme.

Aliás, Psycho nem sequer é o meu filme favorito sobre psicopatas estreado em 1960, Peeping Tom é um dos meus filmes favoritos e partilha muitas semelhanças com a obra de Hitchcock que curiosamente saiu no mesmo ano. infelizmente não teve o mesmo sucesso de Psycho, foi “deserdado” e ficou esquecido no tempo, o que é uma pena, parece que a História não tinha espaço para os dois.

Mas a verdade é que Psycho quebrou muitos tabus e de certa forma aceita-se como um ponto de viragem no cinema de terror, funcionando como uma ponte entre o cinema clássico do renascimento gótico do pós guerra (a opção do uso do preto e branco quando a cor já era usual no género) e o realismo que estava ai a bater à porta nos anos 60 com Repulsion, The Night of the Living Dead ou Rosemary’s Baby. É um dos maiores ícones do cinema e acho que merece sê-lo. Amanhã regressamos a Hitchcock com The Birds.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: