The Birds – Os Pássaros [1963]

Tal como prometido, depois de Psycho regressamos a Hitchcock. The Birds foi o primeiro filme do realizador britânico que me lembro ver em miúdo e ficou bem marcado na minha memória, acho que é por isso que sempre foi um dos meus filmes favoritos da sua filmografia, mesmo tendo a noção que não é dos seus melhores.

É no entanto, a meu ver, o que melhor usa as técnicas do suspense que Hitchcock vinha a aprimorando nas ultimas décadas, num cenário mais próximo do terror clássico, ainda mais do que Psycho que sempre andou em terrenos mais próximos do choque do que do thriller. The Birds é um portento na forma como monta um ambiente ominoso, criando um cenário de desastre eminente e imparável, quase “Lovecraftiano”, aliás vejo bastes influências de Lovecraft em The Birds, começando na pequena vila piscatória e terminando na inevitabilidade duma força estranha e sem qualquer explicação que influencia a vila, neste caso através dos pássaros.

The Birds foi porventura o ultimo grande sucesso de Hitchcock, certamente o seu ultimo de terror e suspense e que acabou por ser uma forte influência para futuros filmes. Ah, e claro tem uma das minhas cenas favoritas do cinema, quando a protagonista se senta num banco de rua e pouco a pouco, que nem uma força malévola e misteriosa, os pássaros da vila, sem explicação e funcionando como uma unidade colectiva, começam a marcar presença, como que avisando-a a sair antes de ser tarde de mais.

Amanhã, ou assim, regressamos a Vincent Price com The Masque of the Red Death do Roger Corman.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: