Williams [2017]

Uma agradável tendência que se tem verificado nos últimos tempos, especialmente depois do documentário Senna, é o surgimento de filmes e especialmente documentários a retratar o mundo da F1 através dos seus intervenientes. Há muito que digo que o mundo da F1 tem histórias de vida inacreditáveis e que funcionariam às mil maravilhas no cinema. Rush, Mclaren e Senna são as cabeças de cartaz deste movimento, para mim Senna ainda é a referência porque consegue ser extremamente cativante para quem está dentro deste mundo da mesma forma que o é para os leigos, conseguindo cativar pela forma como manipula magistralmente os sentimentos (sem receios de reinterpretar a realidade) e emoções.

Williams é o mais recente documentário (está em rodagem um outro centrado em Ronnie Peterson) e tal como o nome indica foca-se na vida de Sir Frank Williams (talvez a figura viva mais carismática de todo o circo da F1 e certamente a mais respeitada) e na sua família e equipa usando como base o livro Williams – A Different Kind of Life. da sua mulher Virginia. Este documentário é, arrisco dizer, o melhor desta fornada de filmes centrados na F1, talvez ainda mais que Senna, e é porque usa a mesma estratégia de colocar aspectos técnicos em segundo plano focando-se em algo comum a todos nós, emoções, relacionamentos e nas pessoas. No entanto ao contrário de Senna que manipulava o homem e os acontecimentos para tornar Ayrton um perfeito super-homem trágico, Williams retrata Frank e família como pessoas reais, com falhas reais que tomam decisões reais. A ultima meia-hora é poderosa e arrancou-me algumas lágrimas, o que é testamento da forma magistral como o documentário está montado e estruturado.

Quando escrevi sobre o documentário Mclaren (que é um dos meus heróis da F1) disse que não o recomendava para os leigos de F1, mas Williams (que muito respeito) é para qualquer pessoa, todas vão entender, porque como disse atrás, este é um documentário sobre a vida e isso é algo que todos se conseguem relacionar.

[youtue=https://www.youtube.com/watch?v=_wAMk1sllp0]

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: