Baby Driver – Alta Velocidade [2017]

Sou fãnzorro do Edgar Wright, é um dos meus realizadores vivos favoritos sigo-o desde Spaced e Shaun of the Dead, portanto um novo filme dele é motivo para regozijo.

Mas digo também que muito do charme dos seus filmes vem da sua trupe britânica centrada é claro em Simon Pegg e companhia, é por isso que Scott Pilgrim vs. the World foi o que menos gostei dele, mesmo que The World’s End tenha sido, pessoalmente, inferior, mas compensava com o charme. Baby Driver é assim, uma forma de ver mais uma vez como o Edgar se safa fora do conforto britânico.

Primeiro de tudo, umas palavras sobre a ideia básica de Baby Driver. Imaginem Drive numa estética popcult montado na típica edição rítmica a 100 à hora do Edgar Wright e terão mais ou menos uma ideia. Baby Driver é puro Edgar Wright em termos técnicos e ele usa e abusa do filme para elevar essa mesma técnica ao extremo, os pequenos traços e elementos que normalmente associamos ao seu estilo, especialmente na edição e nas transições, são aqui estendias durante toda a duração do filme, levando ao extremo de colar tudo ao ritmo da musica que é quase constante.

É o seu apogeu puramente técnico e estético e é difícil ver por onde ele vai evoluir depois disto. Mas toda essa explosão técnica acaba por ser também um dos calcanhares de Aquiles do filme porque não dá espaço para mais nada. Baby Driver é o exemplo perfeito dum filme que é só estilo sem substancia, a meu ver pouco mais tem a dar do que toda a apoteose técnica do Edgar e foi o que me fez ficar um pouco desapontado com o filme. Falta-lhe coração e alma, falta-lhe a comédia natural que normalmente ligamos aos seus filmes, aqui todas as piadas parecem forçadas… falta razões para me manter interessado na estética.

Pah não fiquem a pensar que é um mau filme ou que não tenha gostado, longe disso, estou a ser um pouco duro porque do Edgar Wright espero sempre algo acima do simplesmente bom, ele é capaz de muito, muito mais. Baby Driver é um bom filme mas, para mim, o seu pior filme.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: