The Thing – Veio do Outro Mundo [1982]

 

Damos um enorme salto até à década de 80 com um dos meus favoritos, The Thing. Será o primeiro de dois filmes do Carpenter.

Mal recebido aquando da sua estreia, The Thing é hoje em dia visto como um dos maiores clássicos do cinema de terror (e sci-fi também) e normalmente classificado como um dos melhores remakes de sempre. É uma adaptação do livro Who Goes There?, não é a primeira versão adaptada ao cinema (se não não era um remake… duh) mas também não é a segunda. Pouca gente sabe que Who Goes There? já havia sido adaptado uma segunda vez para além do clássico The Thing from Another World. Vá estou a exagerar, mas Horror Express tem tantas semelhanças com a ideia geral de Who Goes There? (substituam a Antárctica pelo transiberiano) que quase se pode considerar como uma leve adaptação.

Bom, mas adiante. O que torna The Thing tão bom? Várias coisas, a claustrofobia do isolamento antárctico, o desconforto de não saber em quem confiar e os efeitos, os efeitos visuais! Algumas cenas aguentaram muito bem o teste do tempo e são horríveis (no bom sentido) na forma como parecem reais (mais do que a festa CGI da sequela) como a de quando o cão se transforma que é difícil não ficar de boca aberta de admiração.

Para ser honesto já não me lembro de quando o vi pela primeira vez, mas foi com certeza durante aquelas sessões de sexta-feira à noite na RTP, o que sei é que quando o revi há uns anos atrás muita coisa ainda estava gravada na minha memória desde miúdo. A par de Alien é a melhor mescla entre terror e ficção cientifica e um dos melhores exemplos dum filme inspirado pelo horror de Lovecraft que encontrarão, especialmente se já tiverem lido At the Mountains of Madness. Pertinente também falar do jogo Penumbra, que é mais próximo que alguma vez estarão de viver um pesadelo destes.

Amanhã ou depois será dia da primeira adaptação de Stephan King desta maratona, Misery.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: