It – Palhaço Assassino [1990]

A grande estreia de terror comercial este ano foi, de longe, a adaptação de It de Stephen King. Fez carradas de dinheiro e irei falar dele nesta maratona, mas hoje é dia de… It, mas a mini-série de 1990 com o grande Tim Curry.

É importante falar de Curry porque ele é a razão porque esta versão de It é ainda lembrada, quase 30 anos depois. Vão-me perdoar quem sente nostalgia por esta versão, mas It de 1990 é fraquinho e envelheceu muito, muito mal, não fosse ele um produto feito para TV numa altura em que a TV ainda nem sonhava do que viria a ser décadas mais tarde. É fácil falar retrospectivamente com os olhos do sec. XXI, mas It tem muitos, muitos problemas, nem tanto em termos técnicos (que se compreendem) mas especialmente na sua estrutura e tonalidade. Demasiadas vezes cai em terrenos de comédia, mas involuntária, que é a pior (ou a melhor, caso queiram rir) para um produto que quer ser levado a sério.

Mas como já referi, It tem Tim Curry e Tim Curry é incrível em qualquer coisa que se mete. O seu Pennywise balança-se magistralmente entre o terror do monstro e o humor negro do palhaço, acabando por canibalizar toda a mini-série com quase todos os melhores momentos e cenas. O resto do elenco vária entre o mau e o terrível, em especial a versão adulta dos losers club.

Mau producto final, fantástico Pennywise, curioso para comparar com a nova versão (que já vi, mas prefiro falar no dia dele).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: