Life – Vida inteligente [2017]

Das salas de autópsia de The Autopsy of Jane Doe saltamos directamente para o espaço! O género do terror está carregadinho de plágios, inspirações ou homenagens, usem o termo que mais se aproxima do vosso exemplo. Alien é a fonte de inspiração para muitos filmes e este Life é o mais recente exemplo.

Life vem no seguimento dos sucessos de filmes como Gravity, Interstellar e The Martian que mostraram que sci-fi baseada na real exploração espacial (vá…) é viável, portanto há que aproveitar o comboio em andamento. Se daqueles três filmes Life vai buscar o look limpo e o relativo realismo da exploração espacial moderna, de Alien vai buscar quase tudo o resto, desde logo a premissa que… é idêntica. Um grupo de astronautas encontra um ser vivo desconhecido que aos poucos desenvolve-se e começa a assassina-los por puro instinto.

Para além de Alien é difícil não tecer comparações com Sunshine do Danny Boyle, especialmente no tom, look e ambiente. Não ajuda que Hiroyuki Sanada faça quase da mesma personagem 😀

O filme é sólido e tem alguns momentos genuinamente perturbadores (especialmente a primeira morte) que me conseguiram fazer ficar mais ou menos interessado, mas em quase tudo o resto tem tremendas dificuldades em apresentar uma identidade própria e de se manter em pé. Por causa disso Life acaba por ser muito previsível, e o twist final pouco mais é do que uma desesperada tentativa de surpreender, mas é muito pouco e chega muito tarde, acabando por não se enquadrar com o resto do filme.

Assim, Life pouco mais é que uma colagem de diferentes filmes, melhores e mais bem sucedidos, intercalado por algumas cenas de tensão e terror acima da média. Se não forem daqueles fanáticos de sci-fi e terror que têm de ver tudo, podem passar ao lado, acho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: