Top 5 filmes 2017

Está naquela altura do ano em que faço uma retrospectiva do que estreou por cá e elejo  o meu top de filmes. Como vem sendo hábito, a lista é agora de apenas 5 filmes, e este ano, mesmo tendo visto pouca coisa, foi surpreendentemente fácil escolhe-los porque são todos muito bons. Como sempre, estes não são os melhores, são os meus favoritos do pouco que vi, notarão uma triste ausência de filmes não falados em inglês, o que é pena, mas o tempo é pouco para explorar tudo o que tenho interesse. Podem ver, se quiserem, as minhas listas de 2009, 2010, 20112012201320142015 e 2016.

5 – War for the Planet of the Apes – Matt Reeves

Indiscutivelmente a melhor trilogia de ficção cientifica desde… a original do Star Wars, talvez, esta nova reinterpretação do clássico Planeta dos Macacos é bem melhor do que deveria alguma vez ser, dando ênfase às relações entre personagens, construção de ambiente e uma segurança de ritmo numa época em que todos os blockbusters são feitos para pessoal com défice de atenção. O segundo filme é superior, mas War for the Planet of the Apes encerra com chave de ouro a história de César.


4 – It Comes at Night – Trey Edward Shults

Enorme surpresa e mais um triunfo do pessoal da A24 que vem lançando obras prima de terror ano após ano. Alvo de inúmeras criticas negativas por causa do seu material promocional enganador que prometia algo bem diferente do que acabou por sair cá para fora, It Comes at Night é um exercício na arte de boa construção ambiental e uma subversão do típico terror pós-apocalíptico.


3 – Blade Runner 2049 – Dennis Villeneuve

Mais um filme que à semelhança de War for the Planet of the Apes existe completamente fora do cinema comercial moderno. O facto de ser uma sequela dum dos filmes mais adorados da história da ficção cientifica jogava contra ele, mas o que Dennis Villeneuve conseguiu fazer foi duma enorme coragem e o resultado foi fantástico.


2 – Get Out – Jordan Peele

O filme de terror do ano (ou comédia de acordo com alguns) numa época em que o cinema de terror de qualidade vive uma das suas épocas mais douradas, Get Out é de tal forma fantástico que consegue abranger uma série de diferentes géneros e sub-géneros sem nunca perder a compostura e a segurança do seu brilhante argumento.


1 – Silence – Martin Scorcese

Um filme que nunca me saiu da cabeça desde que o vi, há 12 meses o que por si só prova o quanto gostei. Silence passou ao lado de quase toda a gente, mas não de mim. Os conflitos internos resultantes das formas como a religião é vivida, sentida e interpretada são perfeitamente retratados por uma história que, como disse na minha crítica “sonhava poder ter investigado, elaborado e ter o talento de a ter escrito”.

O filme é originalmente de 2016, estreou cá apenas em 2017.

Silence sucede assim a The Witch como filme do ano aqui no PixelHunt! Mesmo tendo visto tão pouca coisa, 2017 acabou por ser um dos melhores anos em termos cinematograficos.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: