Grave – Raw [2016]

No meio de tanto top de final de ano é invariável e inevitável tropeçar em certos filmes que vão aparecendo, e um desses é este Grave, mais conhecido por Raw que aparentemente estreou em grande parte do mundo em 2017 (fui ver e parece que estreou por cá no IndieLisboa no ano passado) mesmo sendo originalmente de 2016.

Bem, fui naquela de que ia ver mais um filme francês típico do movimento exploitation do “New French Extremism” tão popular no virar do milénio com filmes como Haute Tension, Martyrs ou À l’intérieur que procuravam os limites do que podiam mostrar, mas fiquei relativamente surpreso por ver que Grave é bem mais subtil e reservado, mesmo que os temas que aborda dêem a entender o contrário.

Muito basicamente, Grave é uma história coming of age onde uma rapariga descobre o seu gosto pela carne humana, portanto é uma canibal. Mas não gosto de despir filmes ao seu mais básico, e aqui não é excepção, porque acabamos por perder toda a suculenta carne (pun intended) que preenche o esqueleto da premissa. Embora o filme caminhe por lugares comuns deste tipo de histórias, ligando o crescimento e o seu despertar sexual com o progressivo canibalismo (como tantos outros filmes fizeram com os mais variados temas), Grave consegue movimentar-se com alguma mestria por entre os clichés e chavões que uma história destas invariavelmente acaba por cair. É um filme que sabe usar alguma subtileza em vez do choque gratuito e por isso mesmo os (surpreendentes) pouco momentos de choque e agonia acabam por ser bem mais eficazes.

É uma boa experiência de terror desconfortável que tenta, acima de tudo, construir uma história em volta da premissa chocante, em vez do contrário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: