The Blackcoat’s Daughter [2015]

Esta década tem sido fértil em terror atmosférico de qualidade, muitos deles impulsionados pela nova distribuidora da moda, a A24, que tem revolucionado a produção e distribuição de bom cinema independente no geral e de terror em particular. No entanto The Blackcoat’s Daughter é um caso um pouco diferente porque foi produzido antes de a A24 o distribuir no ano passado, por exemplo chegou a passar cá no MotelX em 2016.

Bom, mas este The Blackcoat’s Daughter foi-me recomendado pelas “internets” por ser, aparentemente, um bom exercício de construção atmosférica e ambiental, optando por estruturar a acção através dum ritmo pausado, silêncios e muita atenção ao detalhe, especialmente no que opta por não mostrar, bem o meu estilo. E de facto consegue fazer isso com bastante sucesso, é um bom filme de terror que mostra a genérica e tradicional história de possessão duma forma um pouco diferente do habitual.

Tive no entanto, algumas reticencias na forma como decidiram unir as duas narrativas (separadas por uma distancia temporal de 9 anos) com a mesma personagem interpretada por duas actrizes completamente distintas, 9 anos não transformariam o aspecto duma pessoa daquela forma. Também torci o nariz às inúmeras vezes que o filme parece acobardar-se aos próprios (bons) build ups que monta, preferindo cortar e terminar a cena precisamente no seu ponto alto. É certo que menos é mais, mas haveria outras formas de ocultar o que queremos ver mas o filme não quer mostrar.

Mas tudo isso acaba por ser secundário, porque The Blackcoat’s Daughter é bom terror atmosférico e hoje em dia há que estimar filmes destes.

Originalmente de 2015, estreou em Portugal, limitadamente, em 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: