Annihilation – Aniquilação [2018]

Alex Garland, realizador de Ex Machina e (segundo o Karl Urban) também de Dredd, chega com a sua 2ª ou 3ª longa metragem, o enigmático Annihilation que vem sendo relativamente bem recebido, mas que chamou a atenção nas ultimas semanas pela decisão de estrear na TV (através do Netflix) em vez de no cinema como estava originalmente previsto.

Sabemos que vivemos num mundo guiado pela estagnação artística e elevação da mediocridade, onde a Marvel e Disney são as cabeças de cartaz, quando um filme como Annihilation é criticado por ser “esquisito”, “alucinado” e “pretensioso”, como que fossem maus adjectivos. Diz muito do publico que vai ao cinema nos nossos dias, mas também explica o porquê de Annihilation  ter sido “retirado” dos cinemas para a Netflix. Os manda chuvas não quiseram arriscar porque conhecem o publico e, à semelhança do que aconteceu com a recepção de mother!, quem os pode julgar ou censurar?

E a verdade é que Annihilation nem sequer é um filme que obrigue a torcer muito o cérebro ou que puxe as fronteiras do convencional, é surpreendentemente linear na sua mensagem quase nunca entrando pelos caminhos menos convencionais da sua mais que óbvia inspiração que é Stalker e Solyaris do enorme Tarkovsky. A inspiração está lá não só nas referências artisticas (o foco nos detalhes e nas particulares da natureza) ou até em planos (o farol em chamas, a dança das ervas na água, o foco nos copos) mas essencialmente na atmosfera e nos temas abordados.

Gostei bastante de Annihilation, se bem que, na minha opinião, tem algumas dificuldades em encontrar a sua própria personalidade na primeira metade, como que se dum sonho se tratasse, o filme caminha de forma pouco objectiva e só se redime triunfalmente na maravilhosa ultima meia hora onde abraça de vez o tom que vinha a prometer e consegue ganhar a sua própria cara. Bom filme, aconselhado e um bom antídoto para quem está farto do que passa todas as semanas nos nossos cinemas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: