Assassin’s Creed IV: Black Flag [2013]

No ano passado saiu o 9º (!) Assassin’s Creed, intitulado de Origins (nome tremendamente criativo) portanto decidi jogar… o 6º, sim porque como sabem, ando sempre uns valente anos atrasados nesta coisas.

Tenho uma estranha relação com Assassin’s Creed. Se por uma lado não os aprecio muito como jogos, não extraindo qualquer gota de divertimento com as suas mecânicas e jogabilidade, por outro, são algumas das experiências mais agradáveis no que ao seu setting diz respeito. Adoro história, e jogos localizados em períodos históricos são tão poucos que mesmo as versões “hollywoodescas” e pouco factuais como Assassin’s Creed saciam-me, como pão para a boca. Adoro fazer turismo histórico e isto é o mais próximo que posso encontrar a viajar no tempo.

E esse jogo de extremos é bem visível também na minha relação com as inúmeras entradas da série que já joguei. Adorei Assassin’s Creed II e ainda hoje o relembro com muito estima, odiei com uma paixão ardente o desastre que foi Assassin’s Creed 3, de tal forma que quase desisti da série e levou-me a fazer uma longa pausa de 4 anos até me atrever a experimentar sequer a próxima entrada, este Assassin’s Creed 4: Black Flag.

Normalmente caracterizado como o melhor Assassin’s Creed de sempre a par do segundo jogo, Black Flag é de longe o mais distinto da série, pelo menos dos que joguei até hoje, o que acaba por ser compreensível porque começou inicialmente por ser pensado como um jogo de piratas fora do monstro que é Assassin’s Creed. Já agora, se quiserem ler a minha opinião em relação aos anteriores jogos da séries, basta clicar aqui em baixo.

Assassin’s Creed | Assassin’s Creed II | AC: Brotherhood | AC: Revelations | Assassin’s Creed III

Muito honestamente não ia com grandes expectativas para este Black Flag, não ligo a todo o imaginário dos piratas, as Caraíbas do séc. XVIII não é particularmente interessante para mim e, pelo que fui lendo, o combate marítimo tinha aqui uma forte preponderância, e, tendo em conta que não gostei dessa vertente no Assassin’s Creed 3…pois. Vou resumir muito as coisas, porque já tudo foi falado dum jogo que já vai com 5 anos, mas posso dizer que embora seja um extraordinário melhoramento em relação ao lixo que foi Assassin’s Creed 3, este Black Flag deixou um sabor um pouco agridoce em mim.

É certo que alguns dos seus pontos positivos, como a exploração e o mundo de jogo de jogo elevam-no bem alto, mas os negativos insistem em nunca o conseguir realmente elevar-se. A história desinteressante, os protagonistas com pouca chama, o mesmíssimo combate, a jogabilidade deficiente que a série nos vinha habituando e uma progressão demasiado repetitiva e centrada nas habituais missões secundárias à lá Ubisoft acabaram por estragar um pouco o que poderia ter sido uma experiência bem mais agradável. Há certos aspectos nesta série, que à 6ª tentativa falhada já não dá para perdoar, mas não querendo ser demasiado negativo, posso dizer que até passei um bom bocado com Black Flag, gostei bastante de conhecer um local e um período histórico que sempre me passou um pouco ao lado e toda a atmosfera centrada nos piratas acabou por me conquistar, se bem que toda a romantização à sua volta é um pouco questionável.

Duma forma geral acabou por ser um jogo relativamente agradável, com boas ideias mas que, a meu ver, acaba por se retrair precisamente por “ter de ser” um Assassin’s Creed. Comparando-o com o resto da série coloco-o depois da trilogia do Ezio, mas fiquei com algum apetite para continuar a descobrir o resto das sequelas.

 

 

Positivo:
+ Ambiente e atmosfera.
+ Turismo histórico. ❤

Negativo:
– Mesmos problemas de jogabilidade típica da série.
– Progressão extremamente repetitiva..
– História desinteressante.

Tempo de Jogo: 24 horas.

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: