Wolfenstein: The New Order [2014]

A id Software e a Bethesda andam numa onde de remakes e reboots dos clássicos first person shooters dos anos 90 e este Wolfenstein: The New Order foi, penso eu, o primeiro. Nunca fui realmente um fã a sério dos Wolfenstein, só tive um PC em 1997, na altura o clássico já tinha 5 anos, portanto sempre tive muito mais apego com Doom, de qualquer das formas joguei-o q.b. ao longo das décadas.

The New Order já tem 4 anos, uma expansão e uma sequela, portanto já todos sabem que foi bem recebido e que é bom, não vou perder muito tempo a disseca-lo e a dar uma novidade que não existe. Eé realmente bom, brilhante mesmo em alguns aspecto, e esse  brilhantismo encontra-se na forma como consegue mesclar todo o lado campy serie b dum futuro alternativo com robots nazis e psicopatas desfigurados na lua com um genuíno e tocante lado emocional e humano que lhe dá um realismo sentimental que dificilmente encontramos em jogos ditos “sérios”. É todo um balanço tremendamente difícil o que torna o feito The New Order ainda mais impressionante.

Se a história é boa e ousada, o seu gameplay, embora decente e suficientemente divertido, acho que peca um pouco, especialmente na forma como não aproveita a 100% todas as mecânicas que vai apresentando ao longo da campanha, em completo contraste com, por exemplo, o reboot de Doom, que vos falarei nas próximas semanas.

Mas o seu maior pecado é sem dúvida o motor de jogo id Tech 5 que herda e exponencia os problemas que mencionei, 7 anos atrás, no Rage, o pop in de texturas é um real problema e a performance fica aquém dos visuais apresentados.

Resumindo, concluindo e baralhando, Wolfenstein: The New Order é melhor do que alguma vez seria esperado ser e trás de volta aquelas campanhas FPS single player narrativas que jogos como Half-Life popularizaram e a industria abandonou pelo caminho. Melhor em termos narrativos do que técnicos, de qualquer das formas, é um dos melhores reboots dos últimos tempos.

Positivo:
+ Narrativa.
+ Ambiente.
+ Musica, som, voice acting.

Negativo:
– Motor de jogo.

Tempo de Jogo: 11 horas.

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: