La Jetée [1962]

Pois bem rapaziada, vamos dar inicio a mais uma Maratona Sci-Fi! A derradeira edição. Já falei, na apresentação da maratona, um pouco por alto o porquê de estar a terminar uma das tradições aqui do PixelHunt, mas assim sucintamente acho que a coisa já deu o que tinha a dar e quero dar espaço a novas maratonas, quer sejam de realizadores, como já fiz antes, ou de novos géneros.

O primeiro filme desta edição é logo um filme do caraças! O Francês La Jetée que a única coisa que conhecia era ser a inspiração para o igualmente bom 12 Monkeys, e a verdade é que fiquei impressionado com alguns elementos em particular, como a viagem no tempo em si que aqui é bem, bem ambígua funcionando, não em termos físicos, como em 12 Monkeys, mas duma forma quase… mental? Como se o passado em que o protagonista “aterra” seja mais uma construção de memórias (se bem que a viagem para o futuro não funcionaria da mesma forma) . Pode ser uma falsa percepção resultante da sua narrativa e da forma como a conta (através de fotografias) mas é uma viagem temporal diferente do que normalmente nos é mostrada em cinema, o que foi muito refrescante para mim.

De forma geral gostei bastante, é uma diferente perspectiva dum futuro pós apocalíptico visto através duma série de fotografias e dum mero narrador. Good stuff!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: