Nineteen Eighty-Four – 1984 [1984]

Continuamos na década de 80 com a adaptação de um dos meus livros favoritos, 1984 do George Orwell. Foi dos poucos livros que li mais que uma vez e em adolescente marcou-me fortemente e ajudou a alicerçar a minha mente em termos políticos e sociais. Contudo, e estranhamente, nunca tinha visto a versão cinematográfica de forma completa, o que é estranho, porque a par do meu amor pelo livro também sou admirador do John Hurt, entretanto desaparecido.

Assim muito resumidamente 1984 é um bom filme e uma boa adaptação, dentro do possível, e não tenho muita coisa negativa a apontar. É claro que, à semelhança do livro, é um filme extremamente depressivo, negro e desesperante, portanto é necessário um certo estado de espírito para suportar a barragem de angustia, mas como toda a boa ficção cientifica é extremamente importante como mensagem não só politica mas essencialmente humanista.

1984 é na sua superfície um aviso dos perigos do autoritarismo e autocratismo, aqui representados numa horrível distopia num universo alternativo pós 2ª guerra mundial que se mantém, infeliz e estranhamente actual e pertinente. Mas a principal mensagem é mesmo os perigos da perda da humanidade no Homem e a facilidade com que somos e podemos ser reduzidos a nada e ao mais primário elemento.

O filme capta essa angustia de forma muito bem conseguida e, embora não tenha a mesma intimidade entre leitor e o protagonista Winston do livro, consegue mergulhar o espectador no terror distópico criado pelo Orwell. John Hurt está magnifico, Richard Burton foge do seu habitual look de herói e abraça a subtil vilania de O’Brien de forma igualmente brilhante. A representação visual do mundo é distinta do que tinha na cabeça, mas é bem conseguida, muito apoiada pelo design da destruição da 2ª guerra mas isso acaba por dar um look bem realista e envelheceu bem nesse aspecto.

Bom filme, boa adaptação. Não o vejam é se estiverem em baixo ou depressivos. 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: