From Beyond – A Criatura que veio do Além [1986]

Ainda na década de 80, agora com um filme que acaba por ser principalmente de terror, mas com o suficiente para ser mais ou menos catalogado de sci-fi, se bem que, à semelhança do filme em si, bem pateta.

From Beyond é de certa forma uma sequela espiritual de outro filme de Stewart Gordon, Re-Animator que por cá já passou há uns bons anos. E com Re-Animator partilha inúmeras semelhanças, desde logo a inspiração, histórias de H. P. Lovecraft, grande parte do elenco encabeçado por Jeffrey Combs e Barbara Crampton e o estilo muito, muito série b, misturando terror, sci-fi, sexo e muita comédia, alguma involuntária.

Se Re-Animator envolvia um cientista louco que ressuscitava mortos com um liquido inventado por si, From Beyond conta a história dum… cientista louco que inventa uma maquina interdimensional que abre um portal para… outra dimensão. O que se segue são momentos inesquecíveis como minhocas gigantes a devorar o cabelo do Jeffrey Combs, Ted Sorel a mostrar o seu peito peludo, Ken Foree de cuecas molhadas a cair das escadas abaixo, Barbara Crampton com roupa SM a lutar contra seres deformados, apêndices fálicos a sair da testa do protagonista e muito, muito gore!

À semelhança de Re-Animator há muita coisa que nem sempre funciona, mas From Beyond é claramente um passo acima, o ritmo é bem melhor, os hilariantes efeitos práticos e visuais são de maior qualidade e as personagens são tremendamente carismáticas. Vê-se que estão a divertir e a passar um bom bocado, encaixam como uma luva no estilo série b, sem nunca caírem na troça, respeitando o que têm em mãos.

Recomendo ver From Beyond numa sessão dupla com Re-Animator, com um grupo de amigos se possível. São filmes que se completam e, honestamente, acabam por ser da melhor comédia que já vi. Não se leva suficientemente a sério, mas também não cai no campo dum Sharknado ou Birdemic ao tentar ser propositadamente pateta. Há aqui um genuíno amor e paixão pelo género e respeito imenso o que tenta fazer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: