Batoru Rowaiaru – A Batalha Real [2000]

Quem anda nos meandros da actualidade da industria dos videojogos sabe bem qual a nova moda. Battle Royale é a nova galinha dos ovos de ouro e todos andam a tentar encontrar a nova fabrica de dinheiro. PUBG e Fortnite são os jogos da moda, mas de onde vem esta ideia do Battle Royale?

Vem precisamente deste filme. E o que é Battle Royale? Muito sucintamente, num futuro próximo distópico, o governo japonês coloca uma série de jovens (mais ou menos rebeldes) numa ilha deserta. O objectivo? Uma luta mortal até sobrar apenas 1 vencedor. Tudo é permitido dentro das regras impostas pelos captores.

E pronto é isso. O filme cresce para além da premissa? Nem por isso, o que é pena. Na verdade, nem sei se posso dizer que tenha gostado e acho que o principal culpado é mesmo o argumento que parece ter sido escrito por adolescentes. É certo que o habitual overacting do cinema japonês também não ajudou, mas consigo ver isso como uma quirk que até empresta um certo charme a todo o ambiente exagerado e quase cartoon do filme.

Fiquei surpreendido pelo elevado numero de miúdos a participar no jogo (cerca de 40, se bem me lembro), pensava que eram menos ao estilo dum Hunger Games para ajudar o espectador a ligar-se com as personagens. Mas rapidamente muitos deles são “despachados” e acabamos por ficar com um grupo mais reduzido de sobreviventes. Nenhum deles me conquistou particularmente e nunca me senti a torcer por nenhum deles, o que provavelmente ajudou a que não me sentisse emocionalmente investido na carnificina.

E acho que é mesmo isto, é um importante filme que merece ser descoberto por praticamente ter inventado todo um sub-género, mas que para além disso pouco mais tem para emprestar e acaba por não ser mais do que uma mera curiosidade, pelo menos para mim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: