Beyond the Black Rainbow [2010]

 

Mais um filme relativamente desconhecido que nunca chegou a sair do circuito dos festivais e que parece não querer ser descoberto. Este era o filme desta maratona cujas expectativas eram mais altas, basta dar uma olhada no magnifico trailer, vajam só isto:

Impossível resistir, hein? Bom, mas e a sua premissa? Essencialmente conta a história duma instalação de pesquisa assim meio new age/transcendente onde uma rapariga com poderes psíquicos se encontra sedada e presa para experiências lideradas pelo líder dessa instalação que nutre uma doentia obsessão por ela. Obviamente ela tenta fugir e, pelo meio, vamos descobrindo a estranha história desse instituto, de nome Arboria, num festival de surrealismo e muita narrativa vaga e confusa.

E o resultado final? Tenho que admitir que sai do filme desiludido, nem tanto pela sua qualidade mas mais pelo enormíssimo potencial desperdiçado porque Beyond the Black Rainbow podia ter sido algo bem especial. Em vez disso, acaba por deixar um sabor um pouco azedo na boca porque nunca consegue ser mais que uma explosão sensorial com tremendos visuais, uma fotografia que sabe usar os jogos de cores como forma de narrativa e uma assombrosa banda sonora com muitos sintetizadores e uma mistura de prog rock e electrónica dos anos 70. E isso não é bom? Não é suficiente? Perguntam vocês, e bem. Ajuda, mas se o esqueleto do filme não é suficientemente estável para segurar o que de bem faz, a coisa colapsa.

E é o que acontece aqui. A Beyond the Black Rainbow faz-lhe falta uma boa e estável raiz, falta-lhe alma, coração, vida, solidez e acima de tudo, um rumo. O resultado final é um lindíssimo videoclip de 2 horas numa estética reminiscente dos anos 70 que não sabe muito bem o que quer ser ou fazer. De qualquer das formas, como pura experiência sensorial, aconselho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: