Snowpiercer – Expresso do Amanhã [2013]

Terminamos esta maratona com possivelmente dos melhores filmes desta lista, o sul coreano Snowpiercer do Bong Joon-ho que já por cá tinha passado, há uns tempos, com o igualmente bom The Host.

A história de Snowpiercer é relativamente original e fresca, mais não seja por ser um cenário pós-apocalíptico passado inteiramente num comboio, mas também pelas origens desse cenário, num futuro alternativo os países do mundo juntam-se para combater o aquecimento global lançando um químico nos céus para baixar a temperatura, mas a coisa corre mal e as temperaturas descem a tal ponto que se torna impossível viver fora de ambientes  controlados e aquecidos como este comboio.

Este comboio é abrigo para alguns milhares de pessoas, ordenadas duma forma estruturada com os menos favorecidos na parte de trás e as elites na cabeça. É um microcosmos exagerado da sociedade e que até funciona bem num cenário como este e consegue ser  pertinente como comentário social.

De forma geral o filme funciona muito bem e fez-me lembrar muito uma estrutura tradicional de videojogo (e não falo das fraquinhas sequências exteriores que parecem vídeos CG de jogos) onde a estrutura tradicional de 3 actos dá lugar a algo muito mais reminiscente ao que vemos num videojogo onde cada carruagem funciona como um nível com a sua própria história, visual, objectivos e desafios, muito interessante. As partes de acção são, na minha opinião, o ponto mais fraco do filme, não são particularmente bem filmadas e arrastam-se um pouco na sua falta de dinamismo e realismo. Positivamente surpreendido pelo elenco que conseguiram arranjar num orçamente relativamente baixo, com Tilda Swinton, John Hurt (RIP), Chris Evans, Ed Harris e companhia. Impressive.

E pois é amiguinhos, chegámos finalmente ao final, não só da Maratona Sci-Fi 2018, mas também da Maratona Sci-Fi como rubrica anual. Ela pode nunca mais voltar (e não vai mesmo), mas não se aflijam, a de Terror continuará enquanto o PixelHunt existir, e a próxima começará já no próximo Outubro. E outras novas temáticas virão a luz do dia.

Obrigado a quem ainda acompanha e se dá ao trabalho de sair do Facebook e vir ler cenas em blogs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: