The Eyes of My Mother – Os olhos da minha mãe [2016]

 

Para ser bem honesto, não me lembro de como fiquei a conhecer este filme nem porque me despertou a atenção, mas deverá andar à volta das ligações com Portugal, não só da protagonista, Kika Magalhães, que é portuguesa, mas também da história que se centra numa família de emigrantes açorianos.

Um primeiro aviso desde já, este é um filme muito lento, rodado em preto e branco e muito sério. Não deverão retirar grande divertimento se só forem à procura de sustos baratos, no entanto onde The Eyes of My Mother mais brilha é na sua atmosfera carregadíssima, que se torna ainda mais desconfortável que o próprio assunto que retrata, que por si só é bastante repulsivo.

Basicamente a história centra-se numa jovem adulta com sérios problemas psicopatas que são aumentados com a solidão que vive após a morte dos pais. A particularidade da coisa é que o assassino da sua mãe vive preso na mesma quinta, como escravo, sem olhos e cordas vocais, retirados precisamente pela protagonista. É uma narrativa extremamente negra e desoladora.

O filme tem um look bem interessante a preto e branco com um forte contraste, e tecnicamente é bastante competente, mas nota-se bem o baixo orçamento e modestos valores de produção, o que é compreensível e natural.

O melhor: O ambiente extremamente pesado, desalentado e negro, exacerbado pela carregada fotografia a preto e branco.

O Pior: Odeio usar o termo “pretensioso”, é usado demasiadas vezes por pessoas que não aguentam um pingo de criatividade artística, mas The Eyes of My Mother entra um pouco por esses caminhos e  leva-se demasiado a sério para o filme que é.

Melhor cena: O assalto inicial à casa da família deixou-me com ansiedade, pela forma quase aleatória que o assassino age e pela inevitabilidade do que acontece a seguir.

Veredicto: Um exemplo da nova vaga de terror moderno que tem vindo a quebrar barreiras qualitativas, infelizmente The Eyes of My Mother não é um dos melhores desses exemplos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: