Mother! – Mãe! [2017]

Lembro-me das reacções a este Mother! aquando da sua estreia no ano passado, pessoal chocado e confuso com o seu significado. Fiquei com bastante curiosidade, mas por uma ou outra razão nunca o cheguei a ir ver e a coisa foi adiando.

Digo desde logo que gostei, mas honestamente não o achei tão confuso ou chocante como o passa a palavra fazia entender. Ok, a ultima meia hora a coisa descamba num exagero tal que é impossível não ficar impressionado, mas de resto a coisa até lá é bastante contida e um bom veiculo para bons actores mostrarem o que valem. A história em si é uma clara e óbvia alegoria do mundo e da humanidade vista através dum prisma judaico-cristão e o filme nunca realmente esconde ou tenta retrair essa mensagem, achei até que foi demasiado óbvio e in your face.

Mas como filme de terror que é, e é, acho que foi muito eficaz a passar um tipo de sentimento que nem sempre é fácil, pelo menos em mim. A ansiedade contida na cara da Jennifer Lawrence espelhou bem a minha própria ansiedade e nesse campo o filme funciona muito bem porque acaba por retirar as armas e protecções que normalmente uso entro quando vejo um filme de terror, e isso não é fácil nem vulgar.

Mas não é menos verdade que de forma geral e como um todo, mesmo tendo gostado, não deverá ficar muito tempo gravado na minha memória e, a meu ver, é a obra menor do Aronofsky até hoje.

O melhor: Os sentimentos de ansiedade e raiva contida que consegue transmitir. A claustrofobia da realização.

O Pior: As alegorias e metáforas são, a meu ver,demasiado óbvias, forçadas e explicitas, um pouco mais de subtileza acho que funcionaria melhor. Nem entendo como houve gente que não as conseguiu entender.

Melhor cena: Não é a melhor, mas é a que certamente ficará mais tempo gravada na minha memória, e é a cena do bebé, e a posterior reacção da protagonista, claro.

Veredicto: A ultima meia hora é um pouco amor/ódio de tão exagerada que é, mas de forma geral gostei e como alegoria religiosa a coisa até funciona.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: