The Ritual [2017]

Não confundir com o terrível The Rite – O Ritual com o Anthony Hopkins. O Netflix é engraçadito e tal, experimentei durante um mês e tem algumas vantagens, mas o fenómeno mais interessante do seu sucesso passa mais pelos filmes que têm vindo a fazer que, embora muitos sejam fraquitos, há alguns que são bastante interessantes.

Este The Ritual é um desses bons filmes, pegando numa premissa mais que batida centrada num grupo de amigos cujo protagonista é assombrado pelo sentimento de culpa da morte dum amigo, e se juntam para umas férias na natureza (portanto The Descent). Nas suas caminhadas na floresta eles perdem-se e começam a ver e sentir cenas estranhas e possivelmente sobrenaturais (portanto Blair Witch). Mais tarde é revelado que um culto pagão está por detrás das coisas (portanto The Wicker Man… vá este é forçado, admito) e termina numa perseguição dum ser mitológico nórdico (portanto Trolljegeren).

A premissa pode parecer desinspirada, mas o filme usa-as para seu proveito e mergulha-as numa atmosfera muito bem conseguida, num tom que acerta na mouche aquele desconforto de desespero e desânimo. Mas o melhor é mesmo o design do monstro que é, a meu ver, um dos melhores novos monstros dos últimos anos, quando é finalmente revelado soltei um “que raio é aquilo?!”.

O melhor: O fantástico design do monstro que é muito original e tremendamente creepy. O ambiente que sabe evitar os jump scares e opta por um terror muito mais atmosférico.

O Pior: Acho que o final, depois da revelação do monstro, não consegue estar ao nível do que o filme foi prometendo e termina duma forma um pouco anti-climática.

Melhor cena: Toda a cena na cabana com os mortos vivos no andar de cima, o fogo e depois a revelação do monstro! Daaaamn!

Veredicto: Bom filme que pega nos clichés do “grupo de amigos urbanos que se perde na floresta” e arranja-os duma forma muito bem montada. Basicamente é o que o recente remake/reboot/sequela/que raio era aquilo do Blair Witch deveria ter sido, nem que seja em termos de tom.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: